Como Vender Produtos Artesanais? ⇔ Dicas de Sucesso
Você tem habilidades manuais e faz um trabalho lindo com todo amor e carinho, mas na hora de monetizar todo esse empenho tem problemas? Então chegou ao lugar certo! Neste post vou te dar dicas para aprender como vender produtos artesanais de forma bastante lucrativa.
Assim, continue lendo e comece a por em prática as opções que mais te agradarem agora mesmo!
Antes de destrinchar cada forma em que é possível vender produtos artesanais preciso te alertar que você deve definir aquelas nas quais você tem mais afinidade.
São muitas opções e querer abraçar o mundo não vai te ajudar muito.
Se você tem disponibilidade e habilidade para usar todas elas perfeito. Pois a chance de alcançar mais pessoas e aumentar os lucros será bem maior.
Mas se o seu tempo é um pouco limitado, procure focar nas formas de vender produtos artesanais que você perceber que está dando mais certo e que te dá mais prazer.
Não esqueça também de pensar no público-alvo das suas peças. Assim, seus esforços trarão mais resultado pois estará divulgando pra quem realmente terá interesse.
Agora, vamos às dicas!
Vender produtos artesanais no mundo físico
Boca a boca
Com certeza essa é uma das opções mais comuns e antigas, porém não deixa de ser bastante eficaz.
Mostrar para o seu trabalho para o máximo de pessoas que você conhece. E também pedir para essas pessoas divulgarem pode te ajudar a fazer as primeiras vendas.
Parceria com lojas
Outra opção é fazer parceria com lojas e armarinhos do seu bairro e arredores, isso pode aumentar sua popularidade, principalmente se a sua arte tiver um diferencial das demais.
Esse fator de destaque pode estar no material, acabamento ou modelo utilizado para fazer o produto final.
Vale a pena também caprichar na embalagem e se possível criar uma etiqueta com sua logo e contatos.
Parcerias com terceiros
Se afiliar a terceiros, como uma sobrinha, prima ou irmã, também é uma forma eficaz de vender produtos artesanais.
Visto que essas pessoas podem recomendar suas criações a colegas de trabalho ou escola e, assim, aumentar ainda mais o seu poder de alcance.
É importante lembrar que no caso das parcerias você deve pensar direitinho no acordo que fará para que todos fiquem satisfeitos. E isso diz respeito a você, seu cliente e seu parceiro.
Vender produtos artesanais na internet
Agora quando se trata de internet o potencial de crescimento é enorme. Você pode divulgar seus produtos de várias formas.
Whastapp e Telegram
Em 2017 foi divulgada a marca de 1 bilhão de usuários ativos por dia. Isso demonstra o quanto as pessoas estão conectadas por meio desse aplicativo.
Utilizar o whatsapp para vender artesanato é com certeza uma boa sacada e usá-lo de forma profissional é muito simples.
Você pode criar listas de transmissão. Dessa forma, evita as conversas desnecessárias que acontecem nos grupos e também pode manter um relacionamento frequente e pessoal com os clientes.
Mesmo tendo seus defeitos os grupos não precisam ser deixados lado. Procure se destacar neles tirando dúvidas e ajudando as pessoas.
Com o tmpo vai se tornar uma autoridade e gerar curiosidade. Fazendo com que as pessoas busquem por você. Se criar um grupo próprio, deixe suas regras bem estabelecidas e destacadas.
Também poderá usar o Telegram de maneira parecida com o Whatsapp. Acrescentando a vantagem de poder colocar muito mais gente nos grupos e também criar canais. Além de poder deixar seu número de telefone privado.
No facebook você pode vender produtos artesanais de três formas diferentes, por meio do seu perfil, páginas e grupos.
- Perfil: expor suas criações na sua timeline com certeza vai gerar interesse nas pessoas. Lembre de colocar o preço e também especificar cores e modelos da sua obra.
- Páginas: as páginas de artesanato tem um engajamento enorme. As pessoas adoram compartilhar dicas e passo a passo. Por isso, não esqueça de expor fotos caprichadas e vídeos.
- Grupos: realizar publicações, principalmente com vídeos, em grupos voltados para artesanato aumenta o alcance da sua página. Trazendo, assim, pessoas realmente interessadas para seu perfil e/ou página.
O Instagram também está se tornando o queridinho de muito artesão. Lá, além das suas peças, pode compartilhar bastidores, envios de encomendas e ficar bem mais próximo dos seus possíveis clientes
Neste post conto várias dicas para trabalhar com Instagram de forma profissional.
Marketplaces
Sites como ateliweb, elo7 e, até o internacional, easty podem ser uma excelente vitrine para vender produtos artesanais na internet.
Vale a pena fazer uma pesquisa mais apurada sobre formas de pagamento e comissões antes de se cadastrar e expor suas peças. Em alguns você pode criar uma loja de artesanato exclusiva.
Loja Virtual
Falando em loja para quem tem um pouco mais de grana pode investir na criação de e-commerce.
Essa forma confere um ar ainda mais profissional para o seu negócio e os custos podem ser bem menores que uma loja física, levando em consideração o enorme alcance da internet.
O pinterest é uma fonte de tráfego poderosa.
Assim você pode aproveitar mais essa opção que o marketing digital traz para vender produtos artesanais na internet.
É possível criar imagens ou vídeos e deixar o link do seu instagram, grupo de whatsapp ou telegram, do seu e-commerce e etc. Você pode se surpreender com a quantidade de pessoais que irá alcançar.
Detalhes finais para vender produtos artesanais com muito sucesso
Seja de forma pessoal ou por meio da internet se preocupe com o estoque das suas peças e também com a apresentação tanto do produto quanto da sua loja.
Procure caprichar nos detalhes estando bem arrumada na hora de vender pessoalmente ou deixando seus produtos e loja bem organizados. Seja qual for o meio que escolher pra divulgar na internet.
Então é isso! Espero que tenha gostado das dicas para vender produtos artesanais. Se tiver qualquer dúvida pode me procurar no Instagram ou WhatsApp.
Você também Pinterest pode gostar de
Curso Fábrica de Laços e Tiaras: Aprenda a trabalhar em casa com Artesanato
Beijos,
Pamela Albuquerque.
Artigos Relacionados
0 Comentários