Qual A Diferença Entre Marketing De Conteúdo E Inbound Marketing?
Você sabe a diferença entre marketing de conteúdo e inbound marketing?
Dentre inúmeros termos do marketing fica difícil para um iniciante nesse mercado entender o significado de cada um. Por algum tempo eu jurava que esses dois conceitos eram a mesma coisa. Ledo engano!
Após algumas pesquisas descobri que não é bem assim. Apesar de terem muito em comum essas modalidades apresentam distinções.
Por isso, continue lendo esse artigo para descobrir tanto as diferenças quanto as semelhanças do marketing de conteúdo e atração.
Marketing de conteúdo / Content marketing
O marketing de conteúdo busca oferecer um conteúdo (sério pamela?!) de qualidade para atrair, encantar e criar um relacionamento com o público. Tem a intenção que a venda aconteça sim. Mas, o foco principal é a conexão com a audiência e sua fidelização.
Por exemplo, sua empresa vende objetos de decoração. Assim você pode mostrar para seu público-alvo em um blog ou fanpage como combinar diferentes estilos ou as melhores peças para ambientes pequenos ou as cores que estão em alta, etc.
Inbound marketing / Marketing de atração
O inbound marketing engloba várias táticas para atrair e converter um visitante em cliente. Essa conversão envolve não somente a venda, mas também outras ações das pessoas como: seguir nas redes sociais, baixar um material, responder um formulário, etc.
Um dos trunfos dessa modalidade é, assim como no content marketing, apresentar um conteúdo rico para a audiência. Pois, o cliente é quem tem buscado a informação (diferente do marketing tradicional). Assim, apresentar um bom conteúdo é uma maneira eficaz de chamar sua atenção.
Veja a diferença entre marketing tradicional e inbound marketing neste artigo.
Feitos um para o outro
Sabe aquela música de Claudinho e Buchecha?
Neném sem chupeta
Romeu sem Julieta
Sou eu assim, sem você.
Carro sem estrada
Queijo sem goiabada
Sou eu assim, sem você.
Pronto! É como descrever a relação entre inbound marketing e marketing de conteúdo. Um precisa do outro para trazer bons resultados , porém não são sinônimos.
Não é possível atrair as pessoas e converter leads em clientes sem oferecer um conteúdo de qualidade. E, da mesma forma, não é possível criar conteúdos excelentes e não usar as táticas do inbound para gerar vendas.
Assim, você pode notar que o conteúdo tem grande importância para os dois conceitos! Como diz a frase:
Talvez daí venha a confusão de concluir que essas duas modalidades são a mesma coisa. A diferença entre marketing de conteúdo e inbound marketing pode ser quase imperceptível, mas está lá! Vamos descobrir?!
Mas então, qual a diferença entre marketing de conteúdo e inbound marketing?
Enquanto que no marketing de conteúdo a palavra de ouro é relacionamento com a audiência. No inbound marketing o foco está em levar o cliente a realizar uma ação, ou seja, uma conversão.
Existem relatos sobre o marketing de conteúdo no século XIX. Onde a revista The Furrow publicava temas relacionados a agricultura e eventualmente poderiam ter seus produtos comprados. Em 1904 a marca Jell-O ofereceu um livro de receitas grátis para clientes.
O inbound marketing é utilizado há muito tempo também, mas teve seu boom na era digital, quando as “velhas” táticas de marketing não surtiam mais tanto efeito.
Outra diferença é que o marketing de conteúdo não precisa ser somente usado na internet, já o marketing de atração sim.
O conteúdo é fundamental em ambos os conceitos, porém a maioria dos especialistas afirma que o content marketing é uma das estratégias do inbound marketing.
Vou te explicar o porquê disso!
O marketing da atração envolve não somente oferecer bons conteúdos, mas também usar táticas de SEO, e-mail marketing, redes sociais, vídeos, etc. E essas práticas necessitam de conhecimento em edição de vídeos, otimização de sites e monitoria de resultados, por exemplo…Daí a conclusão do inbound marketing ser mais abrangente.
Quer conhecer mais sobre as principais táticas do inbound marketing? Acesse aqui.
Não se pode negar que existem Experts alegando que o inbound marketing é um elemento do marketing de conteúdo. Porém, esse ponto de vista foi menos observado em minhas pesquisas.
Agora que você já conhece todos esses detalhes, tenha em mente que ambos os tipos de marketing são essenciais para o sucesso do seu negócio.
Você lembra da musica de Claudinho e Buchecha, não é? Pois então…um é o completo do outro e o que importa de forma prática para você é saber usar os dois e não descobrir qual deles é mais completo, ok?
Então.. vou encerrando por aqui, se ficou qualquer dúvida pode é só me chamar no whatsapp ou instagram (@pamelaalbuquerqueo)!
Beijos,
Pamela Albuquerque.
Artigos Relacionados
0 Comentários